Mudanças preveem redução dos documentos exigidos e estágios por estudantes de pós-graduação. No primeiro trimestre, foram concedidas mais de 15 mil autorizações.
Foram aprovadas recentemente modificações na sistemática de concessão de vistos de trabalho para estrangeiros no Brasil, com a finalidade de simplificar o procedimento de contratação de mão-de-obra qualificada de outros países.
Embora a proposta inicial, que previa liberações muito mais amplas, não tenha sido aprovada integralmente, os documentos exigidos para o requerimento do visto foram diminuídos e não será necessário reapresentar todos os documentos a cada pedido de visto, o que já é considerado um avanço.
Também será concedido um visto temporário e mais simplificado, para estudantes matriculados em cursos de Mestrado e Doutorado no exterior. O prazo do visto será de até 90 dias.
Entre as modificações que não foram aprovadas, estão as propostas que previam a concessão de visto mesmo para trabalhadores que ainda não tinham contrato de trabalho assinado e as que não obrigavam estrangeiros a saírem e voltarem ao país, quando da mudança de uma empresa para outra.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, foram concedidas mais de 15 mil autorizações de trabalho para estrangeiros só no primeiro trimestre – quase todas, à exceção de apenas 698, eram autorizações provisórias de trabalho.
A notícia sobre a simplificação dos vistos foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo e pode ser acessada no link abaixo:
A notícia sobre a concessão de vistos a estrangeiros no primeiro trimestre foi divulgada pela revista Exame e pode ser acessada no link abaixo:
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/pais-deu-autorizacao-de-trabalho-a-15-mil-estrangeiros