A pandemia da Covid-19 trouxe mudanças em todas as esferas de trabalho e na advocacia não foi diferente. Por conta do distanciamento social, as audiências, em sua grande maioria, passaram a acontecer de forma virtual, assim como o atendimento aos clientes.
A partir desta semana, o escritório De Paula Machado Advogados Associados publica uma série de textos falando sobre a rotina dos trabalhos jurídicos em formato telepresencial.
No escritório, a maioria dos clientes tem optado por reuniões on-line. No entanto, para aqueles que ainda preferem o atendimento presencial, os advogados têm feito reuniões desta forma, adotando todas as medidas e cuidados de higiene necessários para a prevenção do coronavírus.
As reuniões virtuais seguem basicamente o mesmo procedimento das presenciais. “São agendadas previamente com todos os participantes, podendo ser realizadas com mais de um advogado do escritório simultaneamente, assim como com mais de um membro de uma empresa cliente, por exemplo”, conta a advogada Laís Weiss de Paula Machado, sócia do escritório.
O aplicativo mais usado para a realização das reuniões é o Google Meeting. Os participantes recebem um link para acesso à reunião, cuja duração varia de acordo com o tema a ser tratado.
Documentos digitalizados
Em relação ao envio de documentação ao escritório, Laís de Paula Machado observa que a digitalização dos documentos já era uma prática adotada antes da pandemia e se intensificou neste momento.
“Em 2019, com a inauguração do nosso segundo escritório em Londrina, na Gleba Palhano, estabelecemos um marco para a abolição do papel em nossos trabalhos. No novo escritório não há pasta física, todos os documentos entregues ali são digitalizados e devolvidos aos nossos clientes. Além dos ganhos ambientais e na proteção de dados, a digitalização traz agilidade para os trabalhos e relação com os clientes”, afirma.
“Assim, o atendimento virtual a clientes veio contribuir ainda mais com essa nova fase do escritório. Muitos clientes já enviam os documentos digitalizados e assinados digitalmente”, completa a advogada.
Otimização do tempo
Quanto às vantagens das reuniões on-line, ela cita a possibilidade de participação de pessoas que estão em localidades distintas. “Em razão disso, torna-se mais fácil a compatibilidade de agenda dos participantes, visto que não há necessidade de deslocamento para a reunião”, observa.
Outro ponto positivo é a economia de tempo, levando em conta que os deslocamentos nas cidades estão cada dia mais difíceis. “Há até mesmo vantagem de economia de recursos, pois evita-se gastos com estacionamento, combustível, etc, especialmente nos casos de nossos clientes das várias cidades da região, como Cambé, Rolândia, Arapongas, entre outras”, diz, destacando também um menor risco de ocorrer atrasos.
Uma desvantagem, segundo Laís de Paula Machado, é o fato de as reuniões dependerem necessariamente de internet com alta qualidade, a fim de evitar cortes e interrupções indesejadas.
LEIA MAIS
TELEPRESENCIAL – O atual cenário das audiências na Justiça do Trabalho