A plataforma de inteligência artificial da Optibus – por meio de um serviço prestado pela empresa SONDA. S.A.- será o software utilizado para fazer todo o planejamento operacional da cidade de Santiago, Chile, com o objetivo de melhorar e otimizar o transporte público de 7 milhões de habitantes da Região Metropolitana da capital chilena.
Santiago conta com mais de 2 mil ônibus elétricos Santiago é a capital e maior cidade do Chile e uma das maiores cidades da América do Sul. Criado em 2013, o Diretório de Transporte Público Metropolitano (DTPM) controla e fiscaliza o sistema de transporte público da cidade, que consiste em quase 7 mil ônibus (operados por meio de 11 contratos de concessão), incluindo mais de 2 mil ônibus elétricos, 140 quilômetros de metrô e uma linha de trem suburbano. Com mais de 950 milhões de passageiros anuais, esta extensa rede de ônibus se estende pelas 34 municipalidades da Província de Santiago e pelas áreas de Puente Alto e San Bernardo, onde vivem 40% da população total do Chile.
O sistema de transporte público de Santiago permite acesso essencial à educação, empregos, serviços comunitários e muito mais, e é considerada uma das frotas mais avançadas da América Latina. Santiago foi a primeira cidade da região a ter pagamento com sistema de cartão inteligente e a ter ferramentas integradas de gestão de frotas. Além disso, possui uma das maiores frotas de ônibus elétricos do mundo fora da China, sendo uma cidade pioneira a nível internacional na descarbonização do transporte público.
Utilizando os produtos Optibus Planning, Scheduling e Veículos Elétricos (EVs), o objetivo é elevar o sistema de transporte público de Santiago a novos níveis de sustentabilidade, eficiência e conforto. Aproveitando algoritmos de otimização, computação em nuvem e análise avançada de dados, as ferramentas da plataforma da Optibus permitirão agendamento e gerenciamento de ônibus mais eficazes e rápidos para os operadores de transporte público da cidade.
Fonte.: Diário do Transporte