O aprimoramento profissional é muito valorizado no De Paula Machado. As conquistas alcançadas por cada advogado são comemoradas por todos no escritório, porque contribuem para melhorar cada vez mais o atendimento de excelência aos clientes em diversas áreas.
A advogada Lara Caxico, sócia do DPM, acaba de se tornar doutora em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/2022).
Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/2015), ela também é mestre em Direito Negocial pela UEL/2018; pós-graduada em Direito Constitucional pela Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes (LFG/2017); e pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo Complexo de Ensino Damásio de Jesus (2016).
Sua tese de doutorado, defendida no dia 4 de novembro, discute a gamificação aplicada ao ambiente de trabalho. Utilizada em muitos segmentos, a gamificação é o ato de introduzir dinâmicas ou técnicas de jogos em contextos alheios ao lazer.
“De forma mais próxima à realidade londrinense, podemos citar as políticas realizadas por alguns supermercados de nos estimularem a comprar produtos para ganhar selos, atingir metas e ganhar prêmios. Essa política de consumo é gamificada porque utiliza elementos de jogos para nos estimular a consumir”, explica a advogada.
Ela destaca que no ambiente de trabalho a mesma lógica já é aplicada por diversas grandes empresas, que usam a gamificação para treinar trabalhadores, gerar engajamento e apurar metas alcançadas.
Diante desse cenário, a pesquisa de Lara Caxico buscou compreender se a aplicação desses jogos no ambiente de trabalho pode gerar violações à legislação trabalhista.
“Para isso, analisamos dois jogos aplicados por uma empresa do segmento de vendas. Analisamos os instrumentos em face das normas trabalhistas e dos posicionamentos dos tribunais trabalhistas brasileiros. Chegamos a inúmeras conclusões importantes. O que já posso adiantar é que os jogos são muito positivos e se bem aplicados podem trazer resultados fantásticos para as empresas”, atesta Lara Caxico, cuja tese em breve deve virar livro.
Para a advogada, o tema escolhido mostra a sua crença no fato de que a pesquisa jurídica precisa ser prática e alcançar o melhor das pessoas. “Parafraseando Jane Mc Gonigal, meu referencial teórico da pesquisa, acredito que a resolução dos problemas necessita de mais otimismo, resistência, resiliência e colaboração. E os jogos são um sistema excelente para fornecer isso”, conclui.