BOAS PRÁTICAS PARA O TRABALHO EM HOME OFFICE
Sugestões para um trabalho produtivo em casa.
Uma das ações recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela OMS para conter a disseminação do COVID-19 (Coronavírus) é a adoção do regime de home office, ou seja, o empregado realizar as atividades de trabalho a partir de sua residência.
Autoridades sanitárias têm recomendado especialmente (mas, não exclusivamente) essa forma de trabalho para empregados acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas ou com problemas respiratórios e gestantes / lactantes.
Os empregados que ainda não estejam habituados ao regime de home office podem encontrar alguma dificuldade em se adaptar a essa modalidade.
Por essa razão, elencamos algumas boas práticas que os trabalhadores podem adotar, a fim de realizar suas atividades com desembaraço e produtividade.
- Defina e organize o seu ambiente de trabalho
Ao escolher um ambiente de trabalho, procure um local arejado e bem iluminado e, de preferência, o mais distante possível de fontes externas de ruído. Se for o caso, utilize fones de ouvido com isolamento ou noise cancelling. Evite deixar na sua mesa materiais e objetos que não serão utilizados durante as atividades.
Veja o home-office como ambiente de trabalho e não como extensão da sua casa. Se puder, trabalhe em um cômodo da casa diferente de onde você descansa. Evite trabalhar de chinelos ou pijamas. Ao se vestir para o trabalho (e, depois do trabalho, trocar sua roupa para algo mais confortável), você está internalizando na sua mente quando o trabalho começa e termina, evitando duplicar o seu ambiente.
- Estabeleça sua rotina
É importante iniciar o trabalho com um checklist das atividades a serem realizadas ao longo do dia. Estime a duração de cada tarefa designada para aquele dia e organize as atividades segundo o nível de prioridade.
Com base nessa organização, estime quanto tempo você acredita que vai tomar a realização do trabalho naquele dia e quanto tempo você vai dispor para pausas e intervalos. Se for o caso, revise no dia seguinte o tempo que você atribuiu para a realização de cada tarefa.
- Evite interrupções
Defina horário, frequência e duração das pausas no trabalho. Mantenha ao seu alcance uma garrafa de água. Procure se distanciar distrações (televisão, rádio, etc.) e, se for o caso, mantenha o seu smartphone em modo silencioso.
Ajuste com seus familiares o tempo que você vai destinar ao trabalho. Se você tem filhos pequenos, explique a eles a importância de evitar as interrupções e combine horários para as atividades que vocês realizarão juntos.
Estabelecer combinados com as pessoas que moram com você é muito importante para organizar tanto o seu ambiente doméstico como o trabalho.
- Trabalhe confortavelmente
Utilize mobiliário o mais adequado possível para o seu conforto. Estabeleça uma frequência para realização de pausas, observando orientações de segurança do trabalho do seu empregador. Observe as pausas de forma criteriosa, evitando que se estendam ou se encurtem desnecessariamente.
- Outras considerações
Se as suas funções permitem que você possa realizar o trabalho a partir de sua casa, como recomendado pelas autoridades sanitárias, busque encarar isso como um privilégio. É uma oportunidade para extrair desta situação uma experiência positiva, além de ajudar no combate à disseminação do COVID-19.
Mantenha e promova os hábitos indicados pela OMS e Ministério da Saúde: lavar bem as mãos, evitar sair de casa sem necessidade e higienizar os equipamentos de trabalho (celulares, notebooks, mouses, teclados, etc). Quando se informar, procure por fontes confiáveis.
Ministério da Saúde
OMS